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Afinal, é um período de muitas incertezas. Principalmente para empresários ou donos do próprio negócio. Estes têm encargos ou investimentos que precisam ser pagos.

No entanto, com a operação reduzida devido aos decretos ou mesmo parada por lockdown, fica difícil saber como será o amanhã, a próxima semana ou o mês seguinte. Desta forma é normal que a pandemia cause ansiedade. No entanto, há formas de combatê-la.

Por isso, para auxiliar empresários, a diretora da Emprework e mentora de pessoas e negócios, Rosilda Camargo, preparou três dicas que podem ajudar a combater a ansiedade em meio à pandemia de quem tem sua própria empresa. Com toda a certeza, pode ainda melhorar o seu negócio. Confira.

Como superar a ansiedade em meio à pandemia

Antes de mais nada, as sugestões a seguir vão ajudar a manter a mente ocupada. Entenda que um eventual fechamento por lockdown pode ser a oportunidade de fazer algumas coisas que não tinha tempo. Além disso, distrai a cabeça e ainda pode melhorar o negócio.

Organize seu estoque

Principalmente para quem tem algum tipo de comércio, é uma boa alternativa fazer uma boa organização no estoque. Faça uma limpeza geral. Verifique os produtos, as caixas. Mude de lugar, organize de uma maneira diferente que possa agilizar quando necessário, só para exemplificar.

Você pode fazer outras tarefas necessárias. Foque em afazeres que o negócio demanda, mas que geralmente não tem tempo por causa do atendimento do público.

Acredite, isso vai ajudar a superar a ansiedade, ao se manter ocupado, e ainda pode trazer uma energia nova para ajudar a empresa quando retomar a operação, com restrições ou não.

Faça endomarketing

De fato, é muito válido para quem trabalha com prestação de serviço. Ainda mais para quem está com a equipe dentro de suas casas, trabalhando em home office. Tente fazer o endomarketing, que é o marketing da empresa para sua própria equipe.

É uma estratégia para fazer com que seus vendedores e colaboradores melhorem as percepções sobre a empresa e/ou sobre os serviços que ela oferece. De tal forma que melhora o atendimento deles para com os clientes. Consequentemente, terão melhor desempenho – o que se reflete na lucratividade no futuro.

Por sinal, você também pode analisar como está isso dentro da sua própria empresa.

Reconecte-se com clientes antigo

Em síntese, faça contato com quem já foi seu cliente e não é mais. Esta é uma medida das mais valiosas. Pode ser muito útil. Inclusive deve ser aplicada mesmo com as portas abertas, operando normalmente.

Dessa forma, contacte quem não adquire nem um produto ou serviço há algum tempo. No entanto, esse contato vai fazer com que ele se lembre novamente da empresa. Mesmo que não seja positivo, este antigo cliente pode dar um feedback que vai ajudar a melhorar o seu negócio ou operação.

Provavelmente ele também volte a fazer algum negócio com a sua empresa. Custa um pouquinho de tempo – que neste momento pode ter de sobra – e pode trazer bons resultados mais adiante.

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