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Necessariamente, não precisa ser elaborado no começo do ano. Pode ser feito quando quiser.

Um planejamento empresarial para um ano vai muito além de apenas estabelecer metas. Obviamente que elas fazem parte. Mas há outros pontos que precisam ser considerados antes disso. É importante enfatizar que vale para um negócio de qualquer tamanho. Mesmo pequenos negócios podem – e devem – fazê-lo.

Portanto, criamos este pequeno guia de como montar um planejamento anual para a sua empresa. São 5 pontos para você colocar no papel antes de montar o plano empresarial. Confira:

5 pontos do planejamento empresarial

Faça um diagnóstico da situação atual

Primeiramente, esta é uma etapa de análise. O empresário deve analisar cada setor. O que está bom? O que pode melhorar? O que falta? Estas são perguntas que podem ajudar a formular a avaliação.

O empresário deve dividir a empresa em cinco setores. Produto, pessoal, comercial, marketing e administrativo. Mesmo que seja uma empresa pequena e alguns colaboradores acumulem funções, mantenha essa divisão. Também mantenha, ainda que seja só você.

Descreva um diagnóstico futuro

Este passo é uma extensão do anterior. Segundamente, também envolve avaliação. No entanto, dessa vez, você deve vislumbrar como deve funcionar.

Então, pegue os mesmos 5 setores e descreva o cenário que deseja alcançar em cada um. Desta forma, faça um descritivo de todos os recursos que você vai precisar para alcançar o cenário ideal.

Só para exemplificar, ao levar em consideração o setor de pessoas, você deve fazer algumas perguntas. Entre elas: quantas pessoas precisam ser contratadas? Qual perfil? Qual o custo final? Quais serão as atividades de cada uma?

Analise receitas e despesas

Ou seja, a lucratividade do negócio. Em seu planejamento empresarial para um ano, é necessário anotar todos os valores. Ou numa planilha, ou num papel de pão. Não importa.

O mais importante de tudo é, depois que tiver todos dados na mão, ver o que pode ser cortado ou o que pode ser melhorado. O controle de entrada e saída é necessário. Porém, de nada adianta se não tiver uma análise de dados.

Determine uma meta anual

Essa é a grande pergunta: você sabe aonde quer chegar com sua empresa? Se não tiver isso muito claro e definido, fica complicado. Entender qual o caminho pretende seguir mantém a motivação e o entusiasmo pelo seu negócio.

Afinal, uma empresa sem uma meta anual é um barco sem vela. Fica à deriva de qualquer situação e pode quebrar com qualquer tempestade. Estabeleça uma meta anual que seja difícil, mas que pode ser alcançada.

Pequenas metas

Posteriormente, divida essa meta anual em 12 pequenos objetivos. Sim! Seu plano empresarial de um ano precisa conter metas menores. É uma estratégia bem útil por diferentes fatores.

Sobretudo, você consegue acompanhar o andamento até a meta anual. Os resultados, inclusive, vão direcionar os passos seguintes. Se nos primeiros três meses de seu planejamento anual não tiver atingido os resultados esperados, por exemplo, você pode rever os processos que foram aplicados.

Além disso, desta forma, o empresário pode se motivar a continuar a busca pela meta anual. Lembre-se de levar em consideração fatores que incidem, positivamente ou negativamente, em cada mês, como as épocas de melhores ou piores vendas. Ou seja, os 12 meses não devem ter metas todas iguais.

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